Home / Pelo Mundo / Trump chama Lula de “bom homem” e promete ampliar parceria econômica com o Brasil

Trump chama Lula de “bom homem” e promete ampliar parceria econômica com o Brasil

Publicidade
Spread the love

Washington (EUA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (6) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é “um bom homem” e que pretende intensificar as relações comerciais entre os dois países.

Durante coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump relatou ter conversado mais cedo com o chefe do Executivo brasileiro. “Tive uma ótima conversa com o presidente do Brasil. Ele é um bom homem. Nós nos conhecemos na ONU, onde tivemos um diálogo de cerca de dois minutos. Foi um grande dia e nos demos muito bem”, declarou.

Publicidade

O republicano disse ainda que pretende visitar o Brasil “em algum momento” e que Lula deverá viajar a Washington. “Vamos começar a fazer negócios. Falamos sobre isso”, afirmou, apontando para a possibilidade de encontros bilaterais nos próximos meses.

Telefonema de 30 minutos

Mais cedo, o Palácio do Planalto informou que a ligação entre os dois líderes durou aproximadamente 30 minutos e ocorreu em clima amistoso. Segundo a Presidência brasileira, Lula sugeriu a “restauração das relações amigáveis entre as duas maiores democracias do Ocidente” e pediu o fim de tarifas sobre produtos brasileiros, além da suspensão de sanções aplicadas a autoridades do país.

De acordo com o comunicado, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para conduzir as negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Publicação em rede social

Após o telefonema, Trump usou a plataforma Truth Social para reforçar o tom positivo do diálogo. “Hoje de manhã, tive uma ótima ligação telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitas coisas, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Continuaremos as conversas e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”, escreveu.

O presidente norte-americano concluiu a mensagem destacando otimismo em relação à cooperação bilateral: “Gostei muito da ligação — nossos países irão se sair muito bem juntos!”.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *