Um caderno de anotações exibido na cerimônia que marcou os 20 anos da Polícia Penal Federal (PPF) revelou o momento em que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi oficialmente catalogado como o detento número 1 do Sistema Penitenciário Federal.
O documento, mostrado ao público na segunda-feira (23/6), registra a transferência do traficante para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, em 18 de julho de 2006. A página escrita à mão, datada de 19 de julho de 2006, detalha a entrada de Beira-Mar na primeira unidade federal criada para isolar lideranças criminosas de alta periculosidade.
O mesmo livro também anota a remoção do preso para a Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ocorrida em 25 de julho de 2007.
Exposição e nova identidade visual
Durante a comemoração, realizada em Brasília, a PPF apresentou sua nova identidade visual, que inclui uniformes verdes e viaturas redesenhadas. Entre as peças históricas expostas estavam a primeira apostila de formação dos servidores, distintivos antigos, a placa da turma inaugural de agentes, além de uniformes e armamentos utilizados desde a inauguração das penitenciárias federais.
Contexto da criação das penitenciárias federais
A construção de presídios federais ganhou força após uma série de rebeliões nos anos 2000. Episódios como o massacre de 27 detentos no Presídio Urso Branco (RO) em 2002 e a morte de 31 presos na Casa de Custódia de Benfica (RJ) em 2004 evidenciaram a necessidade de unidades de segurança máxima.
O processo foi acelerado em 2006, quando ataques coordenados de uma facção criminosa deixaram 59 agentes de segurança mortos em São Paulo e geraram motins simultâneos em 74 prisões estaduais. No mesmo ano, foi inaugurada a Penitenciária Federal de Catanduvas.
Posteriormente, o governo federal abriu novas unidades: Porto Velho (RO) em junho de 2009, Mossoró (RN) em julho de 2009 e Brasília (DF) em outubro de 2018.
Com informações de Metrópoles

