O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que empresas estatais registram perdas financeiras quando administradas por governos do Partido dos Trabalhadores (PT). A declaração foi feita em 16 de outubro de 2025, nas redes sociais, ao compartilhar um vídeo com gráfico que apresenta resultados negativos dos Correios.
“Precisa comentar alguma coisa? O gráfico fala por si. As estatais sempre dão prejuízo nos governos do PT. Eles têm o que eu chamo de desconhecimento detalhado do assunto no que diz respeito à gestão pública. E sabe quem paga a conta? Você, eu e todos os brasileiros”, escreveu o governador na plataforma X (antigo Twitter).
Correios acumulam rombo histórico
A crise financeira dos Correios atingiu o ponto mais grave em 2025. O déficit deste ano já supera a soma dos prejuízos registrados entre 2016 e 2024, interrompendo a sequência positiva que havia resultado em lucro em 2021. A estatal enfrenta aumento de custos, perda de competitividade para empresas privadas e queda acentuada nas encomendas internacionais.
Um dos fatores citados para a redução de receitas é a cobrança da chamada “taxa das blusinhas”, implementada pelo governo Lula, responsável por uma diminuição estimada em R$ 2,2 bilhões nas remessas internacionais. Além disso, somente 15 % das agências da empresa operam no azul.
Imagem: Sebastião Moreira
Repercussão política
Tarcísio, apontado como possível candidato da direita à Presidência em 2026, aproveitou a publicação para elogiar a própria gestão em São Paulo, afirmando que o estado “está no caminho certo”. No Congresso, a oposição se mobiliza para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a situação financeira dos Correios, especialmente após o anúncio de um empréstimo bilionário para equilibrar as contas da estatal.
Com informações de Gazeta do Povo







