Gurupi (TO) – A prefeita Josi Nunes (União Brasil) informou que o município lançará, em breve, o Emendômetro, plataforma digital que exibirá o montante de emendas federais e estaduais direcionadas à cidade por cada parlamentar.
O anúncio foi feito durante recepção à senadora e pré-candidata ao Governo do Tocantins, Professora Dorinha (União Brasil). Na ocasião, Josi Nunes pediu que o eleitorado utilize o histórico de repasses orçamentários como principal critério na escolha dos candidatos nas eleições estaduais.
Ferramenta de transparência
Segundo a prefeita, o Emendômetro funcionará como um painel público de prestação de contas, identificando quais deputados e senadores efetivaram investimentos em infraestrutura e serviços locais. A iniciativa pretende fornecer dados objetivos antes do período oficial de campanha.
Critério de avaliação do eleitor
Ao lado da senadora Dorinha, Josi Nunes afirmou que o compromisso político deve ser medido pela “capacidade técnica e política de captação de recursos”, e não por discursos. Ela alertou para candidatos que, embora carismáticos, ainda não apresentaram resultados concretos para Gurupi.
“Muitas vezes chega um político novo, simpático, com bom discurso, mas que não trouxe nada de consistência para Gurupi”, declarou a gestora. Para ela, a ferramenta dará visibilidade aos parlamentares que já encaminharam verbas e reforçará a “reciprocidade orçamentária” entre município e representantes.
O lançamento oficial do Emendômetro ainda não tem data divulgada.
Com informações de Atitude Tocantins

