O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desembarcou em Washington nesta segunda-feira, 13 de outubro de 2025, para um encontro presencial com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. A reunião deverá tratar do aumento de tarifas aplicado por Washington, das sanções impostas a autoridades brasileiras e da possibilidade de um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump.
Até o momento, o Itamaraty não divulgou a agenda oficial, mas a expectativa é de que a conversa ocorra até o fim desta semana. Na última semana, Vieira e Rubio já haviam discutido os temas por telefone.
Em nota anterior, o Ministério das Relações Exteriores informou que Rubio convidou Vieira para integrar a delegação norte-americana “a fim de possibilitar uma reunião presencial sobre assuntos prioritários da relação bilateral”.
O chanceler acompanhou Lula na recente viagem a Roma. O presidente retornou ao Brasil, enquanto Vieira seguiu direto para os Estados Unidos.
Imagem: Camila Abrão
Em 6 de outubro, Lula e Trump realizaram videoconferência. Após o diálogo, o líder norte-americano encarregou Rubio de prosseguir as negociações com Vieira, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Conhecido por críticas ao governo brasileiro, Rubio tem sua indicação comemorada pela oposição. Durante a videoconferência, Lula solicitou a Trump que o secretário de Estado conduza o diálogo “sem preconceito” em relação ao Brasil.
Com informações de Gazeta do Povo







