Home / Pelo Mundo / Maioria dos fluminenses vê que Lula considera traficantes “vítimas”, aponta Genial/Quaest

Maioria dos fluminenses vê que Lula considera traficantes “vítimas”, aponta Genial/Quaest

Publicidade
Spread the love

Rio de Janeiro – Seis em cada dez eleitores do estado acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realmente considera traficantes “vítimas”, mesmo após o recuo público do chefe do Executivo. O dado consta de pesquisa feita pela Quaest e encomendada pela Genial Investimentos, divulgada no domingo (2).

Declaração e retratação

O levantamento avaliou a repercussão de fala de Lula na Indonésia, quando o presidente afirmou que “os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”. Após críticas, o petista disse ter “colocado mal” a frase.

Publicidade

Ainda assim, 60% dos entrevistados entendem que a frase traduz o posicionamento real do presidente. Para 33%, houve apenas um mal-entendido, e 7% não souberam ou preferiram não responder.

Desempenho na segurança pública

O estudo também mediu a percepção sobre a gestão federal na área de segurança pública. Para 60% dos fluminenses, o desempenho de Lula é negativo. Outros 22% classificam a atuação como regular, enquanto 18% avaliam positivamente.

Operação Contenção ao fundo

A pesquisa ocorreu logo após a Operação Contenção, deflagrada em 28 de outubro pelo Ministério Público e pelas polícias do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho. A ação deixou 117 civis e quatro policiais mortos, resultou na prisão de 113 pessoas e apreendeu mais de 100 fuzis, tornando-se a operação policial mais letal da história do estado.

Metodologia

A Quaest entrevistou presencialmente 1.500 moradores do Rio de Janeiro entre 30 e 31 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *