','

'); } ?>

Contas de luz terão redução em agosto com crédito de R$ 767,2 milhões da Itaipu

Publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira (25) que as faturas de energia de agosto receberão um alívio de R$ 767,2 milhões, resultado do chamado “bônus de Itaipu”.

De acordo com a agência, consumidores que registram consumo médio mensal de 116 kWh — valor próximo à média dos beneficiários — devem obter um crédito estimado em R$ 9,16.

Publicidade

Como o bônus é formado

O crédito é distribuído anualmente a milhões de clientes residenciais e rurais. O montante corresponde ao saldo da conta de comercialização da energia produzida pela hidrelétrica binacional no ano anterior. Em 2025, esse saldo somou R$ 1,29 bilhão.

Antes da divisão do valor entre os consumidores, R$ 524,4 milhões foram reservados para compor uma reserva técnica financeira destinada a 2026. Segundo a Aneel, o mecanismo visa amortecer oscilações de caixa e impactos tarifários da usina.

Próximos passos

A homologação dos valores está prevista para a reunião da diretoria da Aneel marcada para a próxima terça-feira. A agência ainda não detalhou qual será o efeito do bônus na conta de cada consumidor.

Com informações de G1

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *