Home / Pelo Mundo / Barroso protocola pedido e se aposenta do STF na sexta-feira

Barroso protocola pedido e se aposenta do STF na sexta-feira

Publicidade
Spread the love

O ministro Luís Roberto Barroso formalizou nesta segunda-feira (13) o pedido de aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o documento encaminhado à Presidência da Corte, o magistrado deixa o tribunal oficialmente no sábado (18), mas deve trabalhar até a sexta-feira (17).

Com a saída de Barroso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhará a terceira oportunidade de indicar um nome para o STF neste mandato. Entre os nomes mais citados nos bastidores estão o advogado-geral da União, Jorge Messias; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.

Publicidade

Doze anos na Corte

Barroso, de 67 anos, poderia permanecer no cargo até completar 75 anos, idade limite para ministros do Supremo. Ao anunciar a decisão, em 9 de outubro, ele afirmou que pretende dedicar mais tempo à família, à espiritualidade e à literatura.

Durante a semana, o ministro se comprometeu a devolver todos os processos que estavam com pedido de vista. “Os sacrifícios e os ônus da nossa função acabam se transferindo aos nossos familiares e às pessoas queridas, que não têm sequer responsabilidade pela nossa atuação”, declarou em discurso de despedida.

Barroso ocupava a cadeira desde 2013, completando 12 anos de atuação. “Deixo o Tribunal com o coração apertado, mas com a consciência tranquila de quem cumpriu a missão de sua vida”, disse o magistrado, acrescentando que “recomeçaria tudo outra vez” se fosse necessário.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *