GURUPI (TO) – A senadora Professora Dorinha (União) esteve em Gurupi na quarta-feira, 24 de abril, para vistoriar obras e apresentar o volume de recursos federais aplicados no Sul do Tocantins. A agenda ocorre em meio à pré-campanha para as eleições de 2026.
Intervenções na BR-153
A parlamentar informou ter articulado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) melhorias na travessia urbana da BR-153, executadas pela concessionária Ecovias. Entre as ações já autorizadas estão de sete a oito “agulhas” de acesso entre vias marginais e pistas expressas, além de um novo retorno próximo ao km 667, em frente ao Posto Décio. Segundo Dorinha, as intervenções pretendem aumentar a segurança viária, facilitar o acesso a empreendimentos comerciais e reduzir o isolamento entre os lados leste e oeste da cidade.
Investimentos em mobilidade e saúde
A senadora visitou a construção da nova rodoviária de Gurupi, que recebe R$ 16 milhões em recursos federais. Ela também citou verbas para pavimentação asfáltica em CBUQ e para a maior Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, já em fase avançada.
Transparência via “Emendômetro”
Dorinha comentou a ferramenta “Emendômetro”, anunciada pela prefeita Josi Nunes para mapear a origem e o volume de recursos encaminhados ao município. A parlamentar afirmou que deverá figurar entre os primeiros colocados no ranking devido à quantidade de emendas destinadas a Gurupi.
Durante a visita, a senadora ressaltou que sua atuação se estende a 37 municípios das regiões Sul e Sudeste do Tocantins, com foco em projetos estruturantes como a Via da Integração e programas de drenagem fluvial.
Com informações de Atitude Tocantins

