A plataforma de vídeos Rumble designou a advogada Rossana Baeza para atuar oficialmente no processo movido contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na Justiça Federal dos Estados Unidos.
O notice of appearance foi protocolado na sexta-feira, 26 de junho de 2026, na Corte Federal do Distrito Médio da Flórida, em Tampa. O documento informa que Baeza passa a representar a Rumble na ação que tem como coautora a Trump Media & Technology Group, empresa do presidente norte-americano Donald Trump. Moraes é o único réu listado no processo.
A movimentação ocorre após a Justiça norte-americana permitir a entrada do governo brasileiro na causa e suspender temporariamente a análise do pedido de julgamento à revelia apresentado pelas empresas. A Advocacia-Geral da União (AGU) alegou que o caso envolve atos praticados por Moraes no exercício de suas funções no STF e, por isso, possui interesse institucional do Estado brasileiro.
Rumble e Trump Media solicitaram o julgamento à revelia ao sustentarem que o ministro havia sido notificado por meio autorizado e não apresentou defesa dentro do prazo. Com a intervenção da AGU, o tribunal decidiu ouvir primeiro os argumentos do governo brasileiro.
Em publicação na rede social X, o advogado Martin De Luca, que também representa a Rumble, criticou a forma como a AGU divulgou a decisão. Segundo ele, a corte apenas autorizou a participação do Brasil, sem analisar o mérito, nem considerar Moraes imune ou encerrar a ação. De Luca acrescentou que as ordens sigilosas de remoção de conteúdo emitidas no Brasil não foram validadas pela Justiça dos Estados Unidos.
O processo nos EUA questiona decisões de Moraes que determinaram a retirada de conteúdos da Rumble. As empresas afirmam que essas medidas violam a legislação norte-americana.
Com informações de Gazeta do Povo

