Home / Tocantins / Motoristas do Tocantins já podem recorrer de multas de trânsito pela internet

Motoristas do Tocantins já podem recorrer de multas de trânsito pela internet

Spread the love

Motoristas do Tocantins agora têm a possibilidade de recorrer de multas de trânsito aplicadas em rodovias estaduais sem sair de casa. O Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), disponibilizou dois serviços digitais no portal PronTO que facilitam o processo para condutores e proprietários de veículos.

As novas ferramentas permitem tanto recorrer da penalidade de multa de trânsito quanto solicitar a defesa de autuação diretamente pela internet. A medida tem como objetivo garantir mais agilidade e comodidade aos usuários, além de reduzir a burocracia.

Como recorrer de multas pela internet no Tocantins

Para recorrer da multa, o motorista deve acessar o portal PronTO e preencher um formulário específico. É necessário apresentar documentos como:

  • Auto de Infração de Trânsito (AIT)
  • Notificação de penalidade
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
  • Comprovantes que justifiquem o pedido

A análise dos recursos é feita pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). Pessoas físicas, jurídicas ou representantes legais podem entrar com o recurso dentro do prazo estipulado na notificação.

Defesa de autuação também pode ser feita online

A defesa de autuação é indicada para quem deseja contestar a infração antes mesmo da aplicação da penalidade. Nesse caso, o usuário também deve preencher o formulário digital e anexar documentos como:

  • Notificação da autuação
  • Documento oficial com foto
  • Procuração, se for representante legal do proprietário do veículo

Atendimento presencial continua disponível

Apesar da praticidade digital, o Governo do Tocantins informa que os serviços continuam sendo oferecidos presencialmente nas unidades da Ageto em todo o estado, para quem preferir esse formato.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e visa proporcionar um atendimento mais eficiente e seguro aos condutores.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *