O WhatsApp anunciou, nesta terça-feira (27), o recurso Configurações Rigorosas da Conta, criado para reforçar a segurança de perfis que podem ser alvo de ataques sofisticados, como jornalistas e outras figuras públicas.
Bloqueio automático de arquivos de desconhecidos
Ao ativar a nova função, o mensageiro passa a bloquear fotos, vídeos e documentos enviados por pessoas que não constam na lista de contatos do usuário. A opção será liberada gradualmente e poderá ser encontrada em Configurações > Privacidade > Configurações avançadas.
Verificação de arquivos com Kaleidoscope
Segundo a Meta, o aplicativo ganhou um sistema de análise de conteúdo chamado Kaleidoscope. O código verifica se um arquivo tenta se disfarçar de outro formato para comprometer o dispositivo e impede a abertura de itens considerados suspeitos, mesmo em aparelhos com sistema operacional desatualizado.
Processamento em Rust amplia proteção
O WhatsApp também começou a usar a linguagem Rust no processamento de fotos e vídeos. A empresa afirma que a mudança reduz falhas de memória, responsáveis pela maior parte dos problemas críticos de segurança no passado.
O conjunto de melhorias já está ativo em dispositivos Android, iPhones, computadores e relógios inteligentes, reforçando a defesa contra invasões silenciosas.
Com informações de Olhar Digital

