','

'); } ?>

Vereador diz que anistia só é completa se abranger também Bolsonaro

Publicidade

Brasília — Às vésperas da votação do pedido de urgência para o projeto de lei de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, o vereador Guilherme Kilter afirmou que qualquer proposta que exclua o ex-presidente Jair Bolsonaro “não pode ser considerada anistia de verdade”. A declaração foi feita nesta terça-feira (16) durante o programa Última Análise, transmitido pelo canal da Gazeta do Povo no YouTube.

O debate ocorre em meio à articulação do governo Lula e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para aprovar uma anistia “light”, que reduziria penas de condenados pelos ataques, mas manteria fora do perdão Bolsonaro e seus aliados diretos. A oposição, liderada pelo PL, insiste em uma anistia “ampla, geral e irrestrita”.

Publicidade

“Aceitar essa proposta limitada é escolher a desonra”, afirmou Kilter, citando frase atribuída ao ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill. O parlamentar reforçou que, para ele, o ex-chefe do Executivo sofre perseguição política e é tratado como “troféu” pelo STF.

A cientista política Júlia Lucy, que também participou do programa, classificou como “absolutamente injusta” qualquer anistia que deixe Bolsonaro de fora. Segundo ela, as medidas judiciais aplicadas ao ex-presidente visam impedir seu retorno às urnas. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por suposta participação em tentativa de golpe de Estado.

Enquanto o impasse persiste, a bancada do PL cobra o cumprimento da promessa do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de levar ainda hoje (17) ao plenário o requerimento de urgência para o projeto de anistia.

Estado de saúde

Bolsonaro voltou a procurar atendimento médico emergencial em Brasília nesta terça-feira (17). Dois dias antes, no domingo (14), já havia passado por procedimento de retirada de lesões na pele. Aliados atribuem o agravamento do quadro aos processos judiciais que o ex-presidente enfrenta.

O programa Última Análise vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 19h às 20h30, e discute temas políticos em formato de debate ao vivo.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *