','

'); } ?>

Tocantins e Japão avaliam parceria para projeto de terras raras

Publicidade

O deputado federal Filipe Martins (PL-TO) e o presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (AMETO), Carlos Eduardo Moraes, reuniram-se na quarta-feira (21), às 12h, na residência oficial do embaixador do Japão no Brasil, Noguchi Yasushi, para discutir a criação de um projeto de cooperação em terras raras no Tocantins.

O encontro tratou da possibilidade de estruturar, no estado, um modelo que inclua não apenas a extração, mas também o beneficiamento do minério, agregação de valor e transferência de tecnologia. A proposta pretende inserir o Tocantins na cadeia global de minerais críticos, essenciais para setores como tecnologia de ponta, transição energética, mobilidade elétrica e defesa.

Publicidade

Principais pontos abordados

  • Criação de um polo de terras raras no Tocantins com etapas de processamento e inovação tecnológica;
  • Cooperação bilateral que fortaleça o protagonismo do estado no mercado internacional de minerais críticos;
  • Fomento à mineração como vetor de geração de emprego e renda;
  • Atração de investimentos estrangeiros sustentados por segurança jurídica, sustentabilidade e inovação;
  • Fortalecimento institucional da AMETO para receber projetos estratégicos.

Durante a reunião, o deputado Filipe Martins formalizou convite para que o embaixador japonês visite o Tocantins. A intenção é aprofundar as discussões in loco com o governador Wanderlei Barbosa, autoridades estaduais e equipes técnicas, avaliando oportunidades concretas de cooperação e investimento.

Os participantes destacaram o potencial geológico do Tocantins, sua localização estratégica e as condições institucionais favoráveis para se tornar um novo polo de mineração sustentável. Para o Japão, o projeto representa chance de diversificar fontes de fornecimento de terras raras, consideradas vitais para a indústria global.

As tratativas devem avançar com análises técnicas e institucionais e poderão incluir uma visita oficial da delegação japonesa ao estado, abrindo caminho para novas etapas de negociação.

Com informações de Atitude Tocantins

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *