O Governo do Tocantins autorizou, nesta sexta-feira, 30, a realização de um concurso público para a Secretaria de Estado da Saúde com 5.124 vagas distribuídas em 31 carreiras. O anúncio foi feito pelo governador Wanderlei Barbosa, ao lado do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Segundo o governador, o certame será “o maior da história da saúde do Tocantins” e contemplará cargos de nível médio e superior, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos generalistas e especialistas, entre outros.
Próximas etapas
O secretário Carlos Felinto informou que a próxima fase envolve a publicação da portaria que instituirá a comissão responsável pelo concurso e, em seguida, a contratação da banca organizadora. A expectativa é de que as provas ocorram em 2026.
Distribuição das vagas
Entre as oportunidades previstas estão:
- 1.895 vagas para técnicos de enfermagem;
- 950 para enfermeiros;
- 873 para médicos, sendo 593 para especialistas;
- 80 para enfermeiros obstetras (primeira vez incluídos em concurso estadual);
- 80 para fonoaudiólogos.
Também participaram do anúncio o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho; o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha; e o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende.
De acordo com o governo, o objetivo do concurso é reforçar o quadro de servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, melhorar o atendimento à população e suprir demandas históricas da rede pública.
Com informações de Palmas Online

