O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) encerrou, no último domingo (3), a Operação Verão Seguro 2025 com 11.764 veículos abordados em ações de fiscalização e educação realizadas entre 27 de junho e 3 de agosto em todo o estado.
Fiscalização
Durante as blitze, 85 veículos foram removidos, sendo 40 motocicletas e 39 automóveis. Os agentes aplicaram 4.798 testes de alcoolemia: 4.655 tiveram resultado negativo, 67 apontaram consumo de álcool e houve 68 recusas. As recusas geraram 74 autuações por alcoolemia; 41 motoristas foram presos por índice igual ou superior a 0,34 mg/L, configurando crime de embriaguez ao volante.
Entre as recusas, sete condutores foram identificados como visivelmente embriagados por apresentarem sinais como dificuldade de equilíbrio, fala arrastada e hálito etílico.
Outras ocorrências
Os agentes também encaminharam um motorista à delegacia por tráfico de drogas e outro por circular com placa adulterada. Houve ainda um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por entrega de veículo a menor de idade e a condução de um condutor flagrado em motocicleta com chassi suprimido.
Educação para o trânsito
Paralelamente à fiscalização, a equipe de educação do Detran alcançou 34.160 pessoas em 25 municípios, por meio de 92 atividades — 40 blitze educativas, 51 panfletagens e uma apresentação teatral. As ações focaram no respeito às leis de trânsito e na prevenção de acidentes, especialmente durante o período de férias escolares.
Estrutura da operação
O trabalho reuniu 53 agentes de trânsito, distribuídos em 12 viaturas, que atuaram em conjunto com as Operações Álcool Zero e Lei Seca, além de forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Metropolitanas e agências municipais de trânsito.
De acordo com o Detran/TO, cerca de 55 mil pessoas foram alcançadas diretamente pelas abordagens educativas e de fiscalização ao longo da temporada de praias e férias.
Com informações de Voz do Bico