','

'); } ?>

Mutirão em Araguatins emite 211 certidões gratuitas e termina com casamento coletivo

Publicidade

A Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) participou, na última semana, do Projeto de Itinerância Integrada em Trabalho Decente, iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizada em Araguatins, região do Bico do Papagaio. Durante quatro dias, um mutirão de registro civil ofereceu emissão gratuita de documentos à população.

O atendimento foi conduzido pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Araguatins. Entre 4 e 7 de fevereiro, foram registradas 211 solicitações de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Publicidade

Números por dia

No primeiro dia, 4 de fevereiro, o cartório recebeu pedidos para 47 certidões de nascimento e 11 de casamento. No dia 5, foram 52 certidões de nascimento e 21 de casamento. Já em 6 de fevereiro, houve 57 solicitações de nascimento e 25 de casamento. O último dia, 7 de fevereiro, somou 43 atendimentos diversos.

Integração nacional

Além dos documentos emitidos localmente, o mutirão utilizou o sistema CRC 2.0 (Central de Informações do Registro Civil), que conecta cartórios de todo o país. A ferramenta possibilitou a solicitação de certidões para moradores nascidos fora do Tocantins.

Casos de perda de registros, resultantes da destruição de acervos cartorários, também foram identificados. Essas pessoas foram orientadas e encaminhadas à Defensoria Pública para regularização.

Encerramento simbólico

A programação foi concluída na manhã de domingo, 8 de fevereiro, com um casamento coletivo. Para a oficiala registradora interina, Taís Márcia Santana Duarte, a ação reforça a importância da cooperação entre instituições para garantir direitos básicos à população.

Com informações de Sou de Palmas

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *