O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu divulgou nesta segunda-feira, 10 de novembro de 2025, um vídeo de uma palestra realizada em Franca (SP) no qual ataca as emendas impositivas destinadas aos parlamentares. Segundo ele, o mecanismo “corrompe a democracia”.
Em publicação no Instagram, Dirceu sustentou que o financiamento eleitoral se transformou em um “poder” capaz de distorcer o processo político. “Imagine: R$ 52 bilhões destinados a deputados, com alguns deles recebendo até R$ 600 milhões em apenas quatro anos para distribuir!”, escreveu.
Condenado em 2013 a dez anos de prisão no caso do mensalão, o petista teve a sentença anulada pelo Supremo Tribunal Federal no ano passado. Livre de impedimentos judiciais, prepara uma candidatura a deputado federal e tem adotado o combate à corrupção como uma de suas principais bandeiras.
Além do mensalão, Dirceu foi acusado de participação em esquemas investigados pela Operação Lava Jato, alegações que também considera infundadas. Em entrevista à BBC News Brasil, concedida em outubro, o ex-ministro declarou que o mensalão “nunca existiu”.
A palestra publicada nesta segunda-feira faz parte da ofensiva do político para se recolocar no cenário eleitoral e reforçar críticas ao atual modelo de repasses orçamentários para congressistas.
Com informações de Gazeta do Povo

