','

'); } ?>

Flávio Bolsonaro promete reativar comércio Brasil–Israel caso vença eleição de 2026

Publicidade

Brasília – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, afirmou ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu que pretende restabelecer “integralmente” as relações comerciais entre Brasil e Israel a partir de 2027, se for eleito. O compromisso foi firmado durante encontro em Jerusalém, na segunda-feira (26), dentro da Conferência Internacional de Combate ao Antissemitismo, realizada no Knesset.

“Me comprometi a retomar integralmente as relações comerciais com Israel a partir de 2027, já que praticamente todas foram suspensas por questões ideológicas pelo governo brasileiro”, declarou o senador.

Publicidade

No X (antigo Twitter), Flávio descreveu o encontro como “honra” e destacou que o combate ao antissemitismo é “responsabilidade de todos”. “Seguimos firmes, fortalecendo laços, defendendo valores e representando o nosso país com respeito e coragem”, acrescentou.

Participação da família Bolsonaro

Além de Flávio, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também participa da conferência. No evento, Eduardo criticou a saída do Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto e classificou a medida do governo Lula (PT) como ideológica.

Comércio bilateral

Israel foi o primeiro país fora das Américas a assinar acordo comercial com o Mercosul, em 2007. Atualmente, o Brasil exporta principalmente petróleo bruto, carne bovina, soja e milho, e importa equipamentos médicos e de defesa. As exportações brasileiras de petróleo para Israel foram zeradas em 2025, em meio a divergências entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Netanyahu.

Cenário diplomático

No mesmo dia do encontro de Flávio com o premiê israelense, Lula conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O petista aceitou participar do conselho de paz proposto por Washington, defendendo que o órgão foque na guerra em Gaza e inclua um assento para a Palestina.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *