O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, oficializou novas nomeações na Agência de Defesa Agropecuária do Estado (ADAPEC). A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de quinta-feira, 11 de setembro de 2025.
O agropecuarista Paulo Antônio de Lima permanece na presidência da autarquia, enquanto o araguatinense Dalvan Santos Oliveira da Silva assume a vice-presidência executiva.
Trajetória do novo vice-presidente
Nascido em Araguatins, Dalvan é bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e em Biologia pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Também possui formação técnica em Agropecuária, com habilitação em Zootecnia, pela antiga Escola Agrotécnica Federal de Araguatins.
Servidor público desde 2006, ingressou na ADAPEC como fiscal de defesa agropecuária, acumulando experiência no setor. No campo acadêmico, lançou em 2023 o livro “Direito e Justiça: políticas que garantem a igualdade” (AYA Editora) e é autor do estudo “Análise Físico-Química de Mel de Apis mellifera da mesorregião do Bico do Papagaio”.

Imagem: Folha do Bico
De acordo com o governo, a presença de Dalvan na vice-presidência amplia a representatividade da região do Bico do Papagaio na gestão estadual e reforça a expectativa de avanços na defesa agropecuária tocantinense.
Com informações de Folha do Bico