O Tribunal do Júri de Palmas condenou Gil Lindemberg Barbosa Valentin, 28 anos, e Luciano Francisco Dutra, 38, a 21 anos e sete meses de reclusão cada um pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e corrupção de menor. O julgamento foi concluído na noite de segunda-feira (4) e a sentença foi assinada na madrugada desta terça-feira (5) pelo juiz Cledson Jose Dias Nunes, da 1ª Vara Criminal da capital tocantinense.
De acordo com a decisão, o assassinato ocorreu em 29 de abril de 2022, na zona rural de Palmas, nas proximidades do Mirante do Limpão, ponto turístico da cidade. Os réus teriam obrigado o adolescente de 16 anos a gravar um vídeo afirmando integrar uma facção rival antes de ser executado com um disparo de arma de fogo. O laudo pericial apontou que a vítima estava com os pés amarrados por uma corda de nylon.
O corpo foi localizado em 6 de maio de 2022 no Morro do Limpão. A investigação ficou a cargo da Divisão de Homicídios de Palmas, com apoio da Delegacia Especializada de Polícia Interestadual, Capturas e Desaparecidos (Polinter), após o jovem deixar de se comunicar com a família em 29 de abril. Inicialmente, o caso foi registrado como desaparecimento.
O Conselho de Sentença também reconheceu que um outro adolescente foi corrompido para participar do crime, motivo pelo qual os dois condenados receberam pena adicional por corrupção de menor. Além da prisão, cada réu deverá pagar multa cujo valor não foi detalhado na decisão.
Defesas
A defesa de Luciano Francisco Dutra informou que vai recorrer da condenação. Segundo o advogado, a estratégia será sustentar a “negativa de autoria”, alegando que o cliente agiu sob coação moral e sempre colaborou com as investigações, sem ligação com facções criminosas. A Defensoria Pública, responsável pela defesa de Gil Lindemberg Barbosa Valentin, não se manifestou até o momento.

Imagem: g1.globo.com
Embora ainda caiba recurso ao Tribunal de Justiça, o magistrado determinou que os dois permaneçam presos durante a tramitação do processo em segunda instância.
Com informações de g1