O Boeing 727-200F de matrícula PP-SFG, que passou quase duas décadas estacionado no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, chegou nesta semana a Carolina, no sul do Maranhão. A aeronave será transformada em suítes de um hotel instalado no Complexo Turístico de Pedra Caída, empreendimento administrado pelo empresário Pedro Iran.
Fabricado em 1982, o trijato operou por companhias como Mexicana de Aviación, Saro e Qatar Airways antes de integrar a frota da VaspEx em 1997. O avião voou até 2005, quando a Vasp encerrou as atividades, e desde então permaneceu abandonado na capital maranhense. O traslado de São Luís até Carolina foi feito por via terrestre, sobre um caminhão adaptado.
O PP-SFG é o último dos três Boeing 727 que estavam abandonados no aeroporto da capital. Os outros dois deixaram São Luís em dezembro de 2024: o PR-AIB seguiu para o Sucata Aeroporto, próximo a Fortaleza (CE), onde será atração turística, e o PR-MTJ foi levado para Vargem Grande (MA), a 170 quilômetros de São Luís, com o objetivo de virar biblioteca.
Com a instalação em Pedra Caída, o antigo cargueiro ganhará nova utilidade no setor de turismo, ampliando a oferta de hospedagem diferenciada na região e preservando parte da história da aviação comercial brasileira.
Imagem: Folha do Bico
Com informações de Folha do Bico







