Home / Pelo Mundo / Alcolumbre elogia Lula em inauguração no Amapá após impasse sobre indicação de Messias ao STF

Alcolumbre elogia Lula em inauguração no Amapá após impasse sobre indicação de Messias ao STF

Publicidade
Spread the love

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), fez nesta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, um gesto de conciliação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a inauguração do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá, em Macapá.

Na cerimônia, que contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Alcolumbre agradeceu o investimento federal de R$ 17 milhões na nova unidade hospitalar. “A sua presença aqui é a presença do presidente da República ajudando o nosso Amapá”, declarou, dirigindo­se a Padilha, a quem chamou de representante de Lula no ato.

Publicidade

O aceno ocorre depois de uma semana de desgaste entre Legislativo e Executivo, provocado pela indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). Alcolumbre tentava emplacar o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e queixou-se de não ter sido comunicado oficialmente pela Presidência sobre a escolha.

Na quarta-feira (3), o senador elevou o tom ao afirmar que não lhe falta “coragem para fazer o que for necessário” em defesa das prerrogativas do Congresso. Ele voltou a insistir que cabe ao Senado sabatinar e votar qualquer indicação ao STF.

O clima também se deteriorou após Lula, na quinta-feira (4), criticar as emendas impositivas ao afirmar que o Congresso “sequestra 50% do orçamento da União”. Interlocutores relatam que Alcolumbre considerou a fala um “grave erro histórico”.

Apesar das rusgas, o presidente do Senado elogiou Lula no evento desta sexta, destacando a “sensibilidade, o compromisso e o espírito público” do chefe do Executivo, sobretudo com as regiões Norte e Nordeste.

Com o aceno, Alcolumbre tenta reduzir a tensão institucional enquanto permanece responsável por conduzir a sabatina de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), colegiado que ele próprio preside.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *