','

'); } ?>

Zelensky convida Putin a negociar em Kiev e desafia: “se ele ousar”

Publicidade

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convidou publicamente o líder russo, Vladimir Putin, a se reunir em Kiev para discutir o fim da guerra no leste europeu. O desafio foi lançado nesta sexta-feira (30/1) durante coletiva de imprensa na capital ucraniana.

Zelensky afirmou aceitar negociar “em qualquer formato”, desde que o encontro não ocorra em território russo ou bielorrusso, países que, segundo ele, participam diretamente da ofensiva contra a Ucrânia. “É impossível para mim me encontrar com Putin em Moscou. É o mesmo que ele vir a Kiev. Eu posso convidá-lo para Kiev. Eu o convido publicamente, se ele ousar”, declarou.

Publicidade

O Kremlin havia reiterado recentemente um convite para que Zelensky viajasse a Moscou para tratativas de paz, mas disse não ter recebido resposta de Kiev.

Conversas mediadas pelos Estados Unidos

A proposta de Zelensky surge após uma rodada de negociações entre autoridades ucranianas e russas, mediada pelos Estados Unidos em Abu Dhabi, na semana passada. Um novo encontro está agendado para domingo (1º/2).

Segundo o presidente norte-americano, Donald Trump, Putin concordou em suspender por uma semana os ataques à infraestrutura energética ucraniana, medida motivada pelas temperaturas extremas do inverno. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que o chefe de Estado russo “obviamente” aceitou o pedido.

Pontos ainda em disputa

Apesar de sinais de redução das tensões, permanecem entraves para um acordo mais amplo. Moscou exige a retirada de tropas ucranianas de cerca de um quinto da região de Donetsk e há debate sobre o eventual envio de forças internacionais de paz após o término do conflito.

Zelensky disse esperar que a suspensão de ataques à rede energética seja mantida. “Medidas de desescalada contribuem para um progresso real rumo ao fim da guerra”, afirmou.

Com informações de Metrópoles

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *