A fabricante chinesa de máquinas XGMA implantará em 2025 um centro de distribuição em Palmas (TO) com aporte privado inicial de R$ 25 milhões. A estrutura vai abastecer, em um primeiro momento, os mercados de Tocantins, Maranhão, Pará e Piauí, com perspectiva de ampliar o atendimento para todo o território brasileiro.
A confirmação ocorreu na quarta-feira, 17, durante reunião no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. Participaram do encontro o governador do Tocantins, Laurez Moreira; o presidente do Grupo Grão de Ouro, Silvio de Souza Filho; o CEO da XGMA na América Latina, Darcy Itiberê; e o CEO da concessionária Verdes Máquinas, Cleber A. C. Lordano.
Negociações iniciadas em 2023
As tratativas começaram em setembro de 2023, quando Laurez Moreira, então vice-governador, chefiou missão oficial à China e visitou a sede da XGMA durante a 23ª Feira Internacional de Investimentos e Comércio (Cifit), em Xiamen. Meses depois, representantes da empresa estiveram no Tocantins para avançar no projeto.
Parceria empresarial
O centro de distribuição será viabilizado pela associação entre o Grupo Grão de Ouro e a XGMA do Brasil, representada no Estado pela concessionária Verdes Máquinas. A Verdes Máquinas atuará na linha agrícola, enquanto o Grupo Grão de Ouro ficará responsável pela linha amarela, que engloba equipamentos pesados para construção civil.
Investimento recorrente e incentivos fiscais
Segundo as empresas, o valor de R$ 25 milhões deve ser renovado a cada cinco ou seis meses, característica comum à operação de centros distribuidores. O projeto é integralmente privado e conta com apoio do Governo do Tocantins por meio de incentivos fiscais. A companhia negocia com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) um regime especial de ICMS para viabilizar a distribuição a partir de Palmas.
Para o titular da Sics, Carlos Humberto Lima, o investimento reforça a posição do Estado como polo logístico estratégico e pode, no futuro, resultar na instalação de uma planta industrial da XGMA no Tocantins.
Também acompanharam a reunião o secretário da Fazenda, Jairo Mariano; o secretário de Parcerias e Investimentos, Odilon Júnior; a presidente do Igeprev, Bárbara Jesuína Mendes Gomes; e a superintendente de Parcerias e Concessões, Eliane Grossmann.
Com informações de Atitude TO

