O WhatsApp iniciou a fase de testes do Writing Help, recurso de inteligência artificial que auxilia na redação de mensagens, agora também no sistema iOS. A novidade, já disponível em versão beta para Android, passou a aparecer no aplicativo distribuído pelo TestFlight para iPhone.
Quando o usuário começa a digitar, o ícone de adesivos é substituído por uma caneta, sinalizando a presença do assistente. Ao tocar no símbolo, a IA oferece até três sugestões com foco em clareza, tom ou estrutura do texto.
Cinco estilos de sugestão
As alternativas são apresentadas em cinco formatos: reformulação, profissional, engraçado, apoio e revisão. O remetente pode escolher uma das opções ou manter a mensagem original; o destinatário não é alertado sobre o uso da ferramenta.
Privacidade e segurança
De acordo com a Meta, o Writing Help utiliza o mesmo sistema de Processamento Privado aplicado em outras soluções de IA da empresa. As mensagens permanecem criptografadas, não são armazenadas e são processadas de forma anônima, limitada apenas ao rascunho em edição — sem acesso ao histórico de conversa.

Imagem: Ahyan Stock Studios
Disponibilidade
Assim como no Android, o recurso vem desativado por padrão e requer ativação manual. Por enquanto, o assistente está restrito ao programa beta e ainda não há previsão de lançamento para todos os usuários. O movimento segue a tendência da Apple, que introduziu ferramentas semelhantes no iOS 18, embora essas ainda não funcionem em aplicativos da Meta.
Com informações de Olhar Digital