Palmas – Afastado do cargo de governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa embarcou para Brasília na manhã desta quarta-feira, 3 de setembro de 2025, e afirmou que o vice-governador em exercício, Laurez Moreira, “agiu diretamente” para que ele fosse removido da função.
De acordo com Barbosa, o procedimento que resultou em seu afastamento foi “precipitado” e teria contado com articulação de Moreira. “Vamos recorrer dessa decisão”, declarou o político antes de deixar o Estado.
No mesmo dia, já no comando do Palácio Araguaia, Laurez Moreira exonerou todo o secretariado nomeado por Wanderlei Barbosa. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
Moreira assumiu o governo após determinação judicial que afastou Barbosa do cargo. A ordem foi executada nas primeiras horas desta quarta-feira.

Imagem: Folha do Bico
Wanderlei Barbosa não detalhou quais serão os próximos passos de sua defesa, mas disse que pretende se reunir com advogados e parlamentares da bancada tocantinense na capital federal para discutir estratégias.
Com informações de Folha do Bico