O líder do governo na Câmara Municipal de Palmas, vereador Walter Viana (Podemos), rebateu neste sábado, 9, as críticas feitas pela vereadora Débora Guedes (Podemos) sobre a demissão de servidores ligados ao seu gabinete e aliados na administração do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos).
Em pronunciamento à imprensa, Viana afirmou que as mudanças fazem parte da rotina administrativa e que não há perseguição política. “O prefeito está separando o joio do trigo. São cargos de confiança, preenchidos por pessoas em quem ele acredita e que não vão trair essa confiança”, declarou.
Vereadora fala em autoritarismo
Na sessão ordinária de quinta-feira, 7, Débora Guedes informou que toda a sua equipe e outros apoiadores, entre eles o ex-presidente da Fundação Municipal da Juventude, Juniel Carvalho, foram exonerados. Segundo a parlamentar, alguns servidores estariam sendo afastados de suas funções antes mesmo da publicação oficial no Diário Oficial do Município, sem direito à rescisão contratual.
“Isso é muito sério. O que precisa prevalecer é a democracia e a luta pelo bem-estar da sociedade”, afirmou Guedes, ao alegar ambiente de autoritarismo na gestão.
Justificativa do Executivo
Walter Viana sustentou que a prerrogativa de nomear e exonerar cargos de confiança cabe exclusivamente ao Executivo municipal e visa aprimorar o funcionamento da máquina pública. “Não existe autoritarismo. Quem governa com o povo é o prefeito Eduardo, que percorre toda a cidade em busca de soluções”, pontuou.

Imagem: Divulgação Procon via gazetadocerrado.com.br
O vereador acrescentou que o apoio popular recebido por Siqueira Campos após o episódio demonstra confiança na administração. Até o momento, a Prefeitura não se manifestou sobre a acusação de afastamento antecipado dos servidores.
Com informações de Gazeta do Cerrado