Araguaína (TO) – O Aeroporto de Araguaína volta a receber voos comerciais regulares em 22 de outubro. A operação será retomada após articulação do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, com o Ministério de Portos e Aeroportos.
Serão três frequências semanais da GOL Linhas Aéreas, às terças, quintas e sábados, com partidas e chegadas em Araguaína e conexões para Palmas e Brasília. A companhia começa a vender passagens ainda nesta semana.
Incentivos fiscais
Para viabilizar a retomada, o Governo do Tocantins concedeu isenção de impostos sobre o querosene de aviação. Segundo Barbosa, a medida integra um conjunto de ações iniciadas há mais de dois anos, quando o governador levou o tema ao ministro Silvio Costa Filho.
Negociações
Em janeiro de 2024, Barbosa, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) e o deputado federal Alexandre Guimarães reuniram-se novamente com o ministério. Na ocasião, o titular da pasta comprometeu-se a apresentar as demandas do município às principais companhias aéreas e acelerar o processo de homologação do terminal.
Infraestrutura
O aeroporto estava sem voos regulares e operava apenas serviços particulares. Para receber as novas rotas, passou por manutenção e ampliação de estrutura, adequando-se às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Imagem: Governo do Tocantins via bico24horas.com.br
Com a reabertura, o Governo do Tocantins espera fortalecer a logística e impulsionar a economia regional, ampliando a conectividade de Araguaína com outros destinos nacionais.
Com informações de Bico 24 Horas