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Ministério Público constata fezes de pombos, baratas e falta de pessoal no Hospital Geral de Palmas

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Integrantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) encontraram diversos problemas de higiene e estrutura na ala de ortopedia do Hospital Geral de Palmas (HGP) durante vistoria realizada na tarde de quarta-feira, 30 de julho. A inspeção foi conduzida pelo promotor Thiago Ribeiro Franco Vilela, titular da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, após denúncias recebidas no último dia 28.

Entre as irregularidades, a equipe registrou fezes de pombos acumuladas nas janelas, baratas em móveis, teias de aranha no teto, camas com defeito, aparelhos de ar-condicionado quebrados, vazamentos em banheiros, bebedouro danificado e lixo espalhado por leitos e corredores. Também foram vistos pacientes em macas nos corredores e relatos de limpeza realizada por familiares com materiais comprados por eles.

Cirurgias adiadas e déficit de profissionais

Pacientes relataram internações prolongadas e remarcações constantes de procedimentos cirúrgicos. Um homem aguarda cirurgia há quase 30 dias e já foi encaminhado duas vezes ao bloco cirúrgico sem realizar a operação. Outra paciente informou ter retornado três vezes da sala de cirurgia devido a defeitos na prótese que seria implantada.

Na ala vistoriada, três técnicas de enfermagem atendem 29 pacientes, média de quase dez internados por profissional — o dobro do limite previsto em norma, que é de cinco pacientes por técnico.

Providências judiciais

Segundo o promotor Thiago Vilela, o MPTO ingressará com ação civil pública na Justiça estadual para obrigar a Secretaria de Estado da Saúde e a direção do HGP a solucionar os problemas. “Tentamos resolver em audiência realizada em junho, mas a situação permanece de aparente descaso”, afirmou.

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Imagem: Redação Araguaina Urgente via araguainaurgente.com.br

Canais para denúncias

O MPTO orienta que novas denúncias sejam encaminhadas às unidades do órgão em todo o Tocantins, presencialmente, de segunda a sexta-feira, ou pelos canais digitais: aplicativo MPTO Cidadão, telefone 127 da Ouvidoria ou WhatsApp (63) 99100-2720.

O atendimento presencial segue das 12h às 18h até o fim de julho, retornando ao horário normal, das 9h às 12h e das 14h às 18h, a partir de 4 de agosto.

Com informações de Araguaína Urgente

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