','

'); } ?>

Van Hattem anuncia ação contra delegados da PF após novo inquérito sobre Filipe Martins

Publicidade

O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) afirmou nesta terça-feira, 21 de outubro de 2025, que ingressará com processo judicial contra três delegados da Polícia Federal. O parlamentar acusa Marco Bontempo, Fábio Shor e Luiz Eduardo Telles de utilizarem, segundo ele, provas falsas na investigação que envolve o ex-assessor presidencial Filipe Martins.

Martins responde na Justiça como réu no chamado “núcleo 2” da suposta tentativa de golpe investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O novo inquérito da PF, aberto na segunda-feira (20), apura se o ex-assessor tentou simular uma entrada nos Estados Unidos em 30 de dezembro de 2022.

Publicidade

No dia 10 de outubro, o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) confirmou que Filipe Martins não ingressou em território norte-americano na data mencionada. Van Hattem afirma que a confirmação demonstra a falsidade dos documentos apresentados pela corporação brasileira.

Oposição fala em “abuso”

Parlamentares da oposição ao governo Lula classificam o caso como exemplo de supostos excessos do ministro do STF Alexandre de Moraes. “É o caso mais bizarro de todos os abusos até aqui”, disse Van Hattem ao anunciar a ação contra os delegados.

Também nesta terça-feira, deputados oposicionistas relataram à imprensa que a representação apresentada contra o delegado Fábio Shor na Procuradoria-Geral da República completou um ano sem andamento.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *