A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), iniciou o processo seletivo para seus Programas de Residência Médica. São oito vagas disponíveis nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.
As inscrições devem ser feitas on-line, por meio de formulário eletrônico, até 25 de janeiro, mediante pagamento de taxa de R$ 600. No ato da inscrição, o candidato escolhe o local da prova, que poderá ser realizada em Palmas ou em Augustinópolis.
Seleção em etapa única
O processo seletivo será composto por uma prova objetiva, eliminatória e classificatória, marcada para 8 de fevereiro. O exame corresponde a 100% da nota final, cujo resultado será divulgado em 20 de fevereiro.
Requisitos de participação
Podem concorrer profissionais com diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso de Medicina, bem como estudantes do último semestre que se formem até 2 de março, data de início da residência. Também é necessária inscrição, provisória ou definitiva, no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Estrutura do programa
A duração da residência varia de dois a três anos, conforme a especialidade, com carga horária de 60 horas semanais, incluídos os plantões. As atividades serão realizadas no Hospital Regional de Augustinópolis.
Cada residente receberá bolsa mensal de R$ 4.106,09 e terá direito a moradia no município ou auxílio-moradia.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, afirmou que a abertura das novas turmas reforça o compromisso da instituição com a formação de profissionais e a ampliação da assistência em saúde no Tocantins, especialmente na região do Bico do Papagaio.
Com informações de Sou de Palmas

