Palmas (TO) – O União-TO foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Tocantinense após decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), proferida na sexta-feira, 5 de setembro de 2025. O tribunal acolheu recurso do Batalhão, clube que havia sido rebaixado inicialmente, e determinou a reconfiguração das semifinais da competição.
A punição foi motivada pela utilização irregular do zagueiro Sheik em partida atrasada da 2ª rodada. O defensor entrou em campo mesmo acumulando três cartões amarelos, condição que o deixava automaticamente suspenso. O árbitro Fernando Henrique Alcântara registrou o terceiro cartão apenas no campo de advertências da súmula, sem comunicar a penalidade, e o atleta atuou na vitória do União-TO por 2 a 0.
Com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o STJD aplicou ao clube a perda de seis pontos, multa de R$ 10 mil e o rebaixamento imediato. A diretoria do União-TO afirmou que recorrerá, inclusive cogitando levar o caso à Corte Arbitral do Esporte, na Suíça.
Semifinais serão refeitas
Com a nova configuração da tabela, o Gurupi ingressa no G-4 e enfrentará o Tocantinópolis em uma das semifinais. A outra chave reunirá Araguaína e Capital. A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) informou que aguardará a publicação oficial do acórdão antes de anunciar o novo calendário.

Imagem: Folha do Bico
Com informações de Folha do Bico