A bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados divulgou, na noite de quarta-feira (27/08/2025), uma nota oficial em defesa do presidente nacional do partido, Antonio Rueda. O pronunciamento responde às críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a segunda reunião ministerial do ano, realizada na terça-feira (26).
No texto, os parlamentares afirmam que a convivência institucional não deve depender de “afinidades pessoais”, mas do “fortalecimento da democracia”. A bancada ressalta que “pluralidade e autonomia partidária são pilares democráticos” e que o futuro do país requer “diálogo, estabilidade política e desenvolvimento econômico”.
Três ministérios sob análise
O União Brasil controla atualmente três pastas: Turismo, Comunicações e Integração Regional. A nota destaca o desempenho do ministro do Turismo, Celso Sabino, mencionando avanços na geração de empregos e no crescimento do setor. Após as declarações de Lula, Sabino esteve na sede do partido para se reunir com Rueda e tentar esfriar o impasse.
Possível desembarque
Dirigentes do União Brasil agendaram para 3 de setembro uma reunião em Brasília com o objetivo de avaliar se a sigla deixará ou não a base governista. Na mesma reunião ministerial em que criticou Rueda, Lula cobrou lealdade de ministros ligados a partidos do Centrão e sugeriu que quem não estiver disposto a defender o governo publicamente deve entregar o cargo.

Imagem: reprodução
Segundo o presidente da República, o desconforto entre ele e Rueda é mútuo. Uma eventual saída de União Brasil e Progressistas (PP) pode reduzir a já frágil coalizão do Planalto no Congresso.
Com informações de Gazeta do Povo