','

'); } ?>

UNE acusa EUA de sequestrar Nicolás Maduro e violar o Direito Internacional

Publicidade

A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou nota neste sábado (3), em Brasília, na qual afirma que o governo dos Estados Unidos “sequestrou” o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, durante uma operação realizada na madrugada.

No comunicado, a entidade sustenta que a ação “viola todos os princípios do Direito Internacional, a Carta das Nações Unidas e a soberania venezuelana”. O texto também menciona supostos danos a estruturas do país vizinho e a morte de civis, informação que ainda não foi confirmada por outras fontes.

Publicidade

A UNE recorda ter alertado, em dezembro, que o objetivo de Washington não seria combater o narcotráfico nem defender a democracia, mas “exercer seu controle imperialista sobre a América Latina”.

Para a organização estudantil, a Venezuela virou alvo por razões econômicas e estratégicas, pois “detém as maiores reservas de petróleo do mundo” e seria “estratégica aos interesses das multinacionais e do capital financeiro internacional”.

Diante do que classifica como “ataque criminoso e terrorista”, a UNE expressa solidariedade ao povo venezuelano, defendendo seu “direito à autodeterminação, resistência e autodefesa”.

Ao final, a entidade cobra ação do governo brasileiro. “O Brasil deve denunciar energicamente nos fóruns globais que a agressão contra a Venezuela representa um ataque a toda a América Latina”, afirma o texto, que convoca movimentos sociais do país para uma agenda de mobilização.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *