A Universidade Federal do Tocantins (UFT) deu início nesta quinta-feira (6) à programação da VI Semana Acadêmica Integrada, no câmpus de Gurupi. O evento, que se estenderá por quatro dias, foi estruturado para promover a troca de conhecimentos entre estudantes, pesquisadores e representantes do setor produtivo do agronegócio.
A cerimônia de abertura contou com a participação do CEO do Grupo Terra Boa, Marcelo Dominici, responsável pela palestra “Atualidades e perspectivas do agronegócio brasileiro”. Na mesma faixa horária, entre 11h e 14h, houve apresentações de Ângelo Neto, sobre tecnologia de aplicação, e de João Felipe de Lima, que abordou biotecnologia em plantas de serviço como ferramenta para elevar a produtividade.
Programação técnica
As atividades desta quinta-feira seguem à tarde com temas centrados na cotonicultura:
14h – Natanael Coutinho: manejo de pragas e uso de regulador de crescimento na cultura do algodoeiro;
15h30 – Daniel Cerri: viabilidade da produção de algodão no Tocantins e necessidades nutricionais;
17h – Lucimar Didonet: legislação fitossanitária e controle do bicudo-do-algodoeiro.
Após um intervalo para coffee break, das 18h às 19h, a advogada Kárita Carneiro falará sobre políticas ambientais e o papel do profissional das ciências agrárias.
Imagem: Atitude Tocantins
Integração universidade-setor produtivo
A Semana Acadêmica Integrada é organizada pelo Câmpus Gurupi em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, o Conselho Regional de Química da 12ª Região, o programa de Pós-graduação em Produção Vegetal e a JAMP Brasil. Segundo a coordenação, o objetivo é alinhar a formação acadêmica às demandas do agronegócio regional, incentivando inovação e adoção de novas tecnologias.
A agenda de atividades começou na quarta-feira (5) com a imersão “Donas da Terra”, que reuniu estudantes e produtoras rurais locais. As inscrições para o evento permanecem abertas até 7 de novembro de 2024.
Com informações de Atitude TO

