Home / Pelo Mundo / Trump confirma telefonema com Lula e discute tarifas e sanções

Trump confirma telefonema com Lula e discute tarifas e sanções

Publicidade
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira, 2 de dezembro de 2025, que manteve uma conversa telefônica com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Trump, o diálogo tratou de comércio e sanções.

“Tivemos uma grande conversa. Falamos de comércio. Falamos de sanções, porque, como sabem, os sancionei em relação a certas coisas que aconteceram”, declarou o norte-americano a jornalistas durante coletiva na Casa Branca.

Publicidade

O republicano recordou que Washington impôs, anteriormente, uma tarifa adicional de 40% a produtos brasileiros em resposta ao que classificou como “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, seus aliados e apoiadores. Parte dessas sobretaxas — que atingiam carne bovina, vegetais, café e cacau — foi retirada por Trump em novembro, por meio de ordem executiva.

Trump definiu o telefonema desta terça como “muito bom” e elogiou o chefe do Executivo brasileiro. “Ele é muito bom, gosto dele”, afirmou.

Mais cedo, o Palácio do Planalto confirmou que a ligação partiu do próprio governo Lula, ocorreu por volta do meio-dia e durou cerca de 40 minutos. De acordo com nota oficial, o presidente brasileiro agradeceu a suspensão parcial da tarifa de 40% e pediu avanço nas negociações para reduzir as sobretaxas ainda vigentes sobre outros itens.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *