O Tribunal de Apelação de Roma agendou para a próxima quarta-feira, 13, a audiência que vai avaliar o pedido de extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), detida na capital italiana desde 29 de julho.
De acordo com o Ministério da Justiça do Brasil, que comunicou o fato ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a sessão ocorrerá por volta das 11h, na 4ª seção da corte italiana. Os magistrados examinarão os argumentos jurídicos apresentados pelas partes, à luz das legislações de ambos os países e dos tratados bilaterais de extradição.
A defesa da parlamentar já informou que irá contestar a solicitação brasileira. Os advogados sustentam que o processo está sob relatoria de Moraes, recentemente incluído na Lei Magnitsky pelos Estados Unidos, e alegam perseguição política.
Zambelli deixou o Brasil em maio, após ser condenada pelo STF a dez anos de prisão por suposto envolvimento na invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça em 2023. Com cidadania italiana, ela afirma ter requerido refúgio ao governo local e nega as acusações.

Imagem: reprodução via revistaoeste.com
Desde a prisão, a deputada permanece na Penitenciária de Rebibbia, em Roma, aguardando a decisão da Justiça italiana. Nesta semana, sua defesa divulgou uma carta manuscrita em que ela chama Moraes de “ditador” e diz manter “a consciência tranquila” de quem se considera inocente.
Com informações de Revista Oeste