PALMAS (TO) – O governo do Tocantins anunciou nesta segunda-feira, 3 de novembro de 2025, que publicará nos próximos dias um decreto de situação de emergência na área da Saúde. A medida foi confirmada pelo governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), durante coletiva de imprensa na capital.
Segundo dados apresentados pelo Executivo, a Secretaria Estadual de Saúde acumula dívidas superiores a R$ 580 milhões. O montante, somado a outros passivos ainda em apuração, pode chegar a R$ 1 bilhão.
Laurez explicou que o decreto terá três objetivos principais: regulamentar pagamentos, dar transparência às despesas e viabilizar ações rápidas de contenção de gastos. “Precisamos reorganizar a aplicação dos recursos e corrigir distorções que comprometem o atendimento à população”, afirmou.
Medidas previstas
Entre as ações planejadas estão auditorias em contratos, renegociação de débitos com fornecedores e revisão dos custos operacionais da rede pública. O governo também pretende enviar uma comitiva a Brasília para apresentar o quadro financeiro ao Governo Federal e solicitar apoio emergencial.
O secretário estadual de Saúde, Vânio Rodrigues, declarou que o objetivo é manter todos os serviços funcionando. “O governo está no controle do descontrole. Vamos usar todos os instrumentos legais para impedir qualquer interrupção de atendimento”, disse.
Imagem: Folha do Bico
O decreto deve ser publicado assim que forem concluídos os levantamentos finais da dívida.
Com informações de Folha do Bico







