O Governo do Tocantins destinou, ao longo de 2025, mais de R$ 36 milhões para modernizar a segurança pública estadual. Os recursos financiaram a compra de viaturas, armamentos, drones, coletes balísticos, munições e sistemas de investigação, além da abertura de novos pontos de atendimento ao cidadão.
Os investimentos foram provenientes do Fundo de Segurança Pública do Tocantins (Fuspto), do Fundo para Modernização da Polícia Civil (Fumpol), convênios e emendas parlamentares.
Equipamentos e tecnologia
Entre os itens adquiridos estão drones de pequeno e grande porte, ferramentas de análise de dados e equipamentos de proteção individual. De acordo com o governador Wanderlei Barbosa, a modernização amplia a integração entre as forças policiais e contribui para operações mais rápidas.
O secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo, afirmou que a combinação de tecnologia e capacitação das equipes tem sido decisiva no combate a organizações criminosas em todas as regiões do estado.
Atendimento ao cidadão
Em Palmas, dois novos núcleos do Instituto de Identificação passaram a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) com recursos de biometria facial e digital. As unidades funcionam no Palmas Shopping e no Resolve Palmas do Capim Dourado Shopping.
A capital também recebeu a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) Palmas e uma Central de Atendimento à Mulher 24 horas na Casa da Mulher Brasileira, reforçando a rede de proteção às vítimas de violência.
Imagem: Internet
Redução de crimes
Dados da Secretaria de Segurança Pública indicam queda em diferentes tipos de ocorrências entre 1º de janeiro e 17 de dezembro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Houve redução de 20,88% nos roubos, 6,84% nos furtos, 4,91% nos casos de estelionato, 4,37% nos homicídios, 3,53% nos registros de perseguição (stalking) e 19,5% nos estupros de vulneráveis.
Segundo o governo, os resultados refletem ações de prevenção, monitoramento e inteligência realizadas pelas forças de segurança em todo o território tocantinense.
Com informações de Palmas Online

