O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, confirmou nesta sexta-feira, 9, a autorização para dois novos cursos em instituições públicas estaduais: Medicina na Universidade de Gurupi (Unirg), câmpus de Colinas do Tocantins, e Psicologia na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), câmpus de Palmas.
Decisão do Conselho Estadual de Educação
A liberação foi aprovada por unanimidade na plenária do Conselho Estadual de Educação (CEE/TO). Segundo o governo, a medida integra a estratégia de interiorizar o ensino superior e reforçar a formação de profissionais para o sistema público de saúde.
Medicina em Colinas
O curso de Medicina da Unirg oferecerá 60 vagas, com previsão de início das aulas em fevereiro. O edital do vestibular deve ser divulgado nos próximos dias. Para o presidente da Fundação Unirg, Thiago Miranda, a implantação “vai atrair estudantes de várias regiões e contribuir para a saúde pública do Estado”.
Psicologia em Palmas
Já a graduação em Psicologia da Unitins abrirá 40 vagas ainda neste semestre. Metade das cadeiras será reservada a ex-alunos de escolas públicas, conforme legislação estadual. De acordo com o reitor da universidade, Augusto Rezende, trata-se do primeiro curso público de Psicologia em Palmas.
Prioridade para a educação
Ao anunciar as novidades, o governador Wanderlei Barbosa destacou que a expansão do ensino superior gratuito “amplia o acesso da população e qualifica profissionais em áreas estratégicas”.
As duas graduações devem reforçar a oferta de serviços de saúde na região e atender a demandas históricas da comunidade tocantinense.
Com informações de Atitude TO

