Mais de 14 mil moradores do Tocantins receberam vacina contra o sarampo durante o Dia D de imunização, realizado neste sábado (9). A ação mobilizou salas de vacinação em 136 municípios, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O esforço ocorre depois da confirmação de 17 casos da doença em Campos Lindos. Outros 44 registros suspeitos são investigados em diferentes cidades:
- Campos Lindos – 21
- Palmas – 16
- Porto Nacional – 3
- Nova Olinda – 1
- Araguaína – 2
- Gurupi – 2
Estrutura especial em Palmas
Na capital, a abertura oficial do Dia D ocorreu no Centro de Saúde da Comunidade Valéria Pereira Martins, com presença de representantes do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde. A prefeitura disponibilizou 31 pontos para atualização do esquema vacinal e ofereceu a “dose zero” — destinada a bebês de seis a 11 meses — em seis locais.
Casos suspeitos em Gurupi
Em Gurupi, as suspeitas envolvem um bebê de sete meses, internado no Hospital Regional de Gurupi (HRG), e uma criança de cinco anos com o esquema de vacinação completo. A prefeitura promoveu bloqueio vacinal em quadras próximas às residências das crianças e coletou amostras de sangue enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN). Também foi iniciada investigação epidemiológica junto às famílias.

Imagem: g1.globo.com
Além do imunizante contra o sarampo, outros vacinas do calendário nacional estiveram disponíveis à população durante o Dia D.
Com informações de g1