O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reuniu-se nesta sexta-feira (13) com representantes da BRK Ambiental, no Palácio Araguaia, em Palmas, para discutir a implantação de uma tarifa social de água e esgoto e a ampliação dos investimentos em saneamento básico no estado.
No encontro, ficou definido que a concessionária deverá apresentar até março um estudo técnico sobre a viabilidade da tarifa mais acessível. A proposta tem potencial para beneficiar aproximadamente 440 mil moradores dos 47 municípios atendidos pela empresa.
De acordo com o Executivo estadual, o objetivo é reduzir o custo das contas para a população de baixa renda e, ao mesmo tempo, aumentar a cobertura dos serviços de água e esgoto. A gestão também quer que o próximo ciclo de investimentos considere as necessidades específicas de cada cidade e promova maior equilíbrio na aplicação dos recursos.
O tema integra o processo de revisão contratual já aberto pela Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos, que avalia metas e compromissos da BRK. A análise poderá resultar em ajustes nas obrigações da concessionária.
Participaram da reunião o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos; o senador Eduardo Gomes; o CEO da BRK, Alexandre Thiollier; o vice-presidente de Operações, Jorge Augusto Gomes; e o diretor de Planejamento, Ítalo Monteiro.
Caso a tarifa social seja implementada, famílias em situação de vulnerabilidade poderão ter alívio no orçamento doméstico, enquanto novas regras de investimento podem redefinir a política de saneamento no Tocantins.
Com informações de Sou de Palmas

