Home / Pelo Mundo / Tarcísio de Freitas lidera mobilização pró-anistia no 7 de Setembro, com apoio de Romeu Zema

Tarcísio de Freitas lidera mobilização pró-anistia no 7 de Setembro, com apoio de Romeu Zema

Spread the love

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve assumir o protagonismo do ato em defesa da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) marcado para o próximo domingo, feriado de 7 de Setembro, na avenida Paulista, em São Paulo.

Nos bastidores, o chefe do Executivo paulista voltou a se reunir com o pastor Silas Malafaia — responsável pela organização da manifestação — durante um jantar de alinhamento político. Em agosto, Malafaia criticara governadores cotados para 2026 que não compareceram a um protesto contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes; Tarcísio justificou a ausência na ocasião por estar em recuperação de uma cirurgia.

Esta será a primeira grande aparição pública de Tarcísio após a intensificação de suas articulações no Congresso Nacional pela votação do chamado PL da Anistia. Ao lado do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o governador tenta inserir o tema na pauta do Legislativo.

Apoio de Romeu Zema

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), participará do desfile de 7 de Setembro em Belo Horizonte e, em seguida, viajará a São Paulo para integrar o ato na Paulista a partir das 15h. Pré-candidato à Presidência, Zema tem repetido críticas ao STF e defende a anistia como forma de “pacificar o país”.

Discurso contra o STF

Nos dias que antecederam a manifestação, Tarcísio elevou o tom contra a Corte Suprema, afirmando não acreditar na Justiça durante o início do julgamento de Bolsonaro pela suposta tentativa de golpe de Estado, em 2 de setembro. Em vídeo divulgado no dia 4, ele defendeu a concessão de anistia, citando episódios históricos, como a lei de 1979 e a anistia concedida por Getúlio Vargas aos participantes da Intentona Comunista.

Presenças e ausências de outros governadores

Ratinho Junior (PSD-PR) permanecerá em Curitiba, onde acompanha o desfile cívico na parte da manhã.
Ronaldo Caiado (União-GO) deve participar das celebrações em Goiânia; a agenda oficial ainda não foi divulgada.
Jorginho Mello (PL-SC) consta como convidado para a Paulista, mas pode ficar em Florianópolis, onde há ato similar.
Cláudio Castro (PL-RJ) não confirmou presença nem divulgou agenda.

Cenário eleitoral

Único governador presidenciável que pode disputar a reeleição ao mesmo tempo em que é cotado para o Palácio do Planalto em 2026, Tarcísio consolida-se como principal nome da centro-direita em oposição a Lula. O movimento pelo perdão a Bolsonaro reforça essa posição e conta com a simpatia de líderes partidários e de parte do empresariado.

O ato na avenida Paulista está previsto para começar na tarde de domingo, reunindo aliados políticos e grupos que defendem a anistia aos investigados e condenados pelos eventos de 8 de janeiro de 2023.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *