','

'); } ?>

STF torna facultativa a presença de “Careca do INSS” e empresário na CPMI

Publicidade

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que o comparecimento de Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, e do empresário Maurício Camisotti à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS será opcional.

Antunes e Camisotti foram presos na sexta-feira (12) pela Polícia Federal durante a Operação Cambota, desdobramento da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril. A decisão de Mendonça foi tomada neste sábado (13) no âmbito do processo em trâmite sob sigilo (PET 14.462).

Publicidade

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), informou que apresentará mandado de segurança para tentar reverter a medida. “É fundamental que eles compareçam para esclarecer, com mais rapidez, tudo o que aconteceu”, declarou. Segundo ele, Antunes já havia sido intimado pela Polícia Legislativa.

O cronograma original previa o depoimento de Antunes na segunda-feira (15) e de Camisotti na quinta-feira (18).

Quebras de sigilo e suspeitas

Na quinta-feira (11), a CPMI aprovou a quebra de sigilos de Antunes, apontado como operador de um esquema que teria desviado mais de R$ 6 bilhões de aposentados e pensionistas. Ele é suspeito de atuar como lobista, intermediando o credenciamento de entidades e a liberação de descontos em folha para beneficiários do INSS.

Camisotti entrou no foco da investigação porque empresas ligadas a ele estariam conectadas a pelo menos três associações que receberam recursos irregulares do instituto. Essas organizações movimentaram milhões de reais entre 2016 e 2024 em operações consideradas suspeitas.

A comissão também aprovou a quebra de sigilos do ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto e de 89 associações envolvidas. Parlamentares avaliam que as oitivas podem apontar eventuais omissões do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT) durante o atual governo.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *