Home / Pelo Mundo / STF mantém retenção de passaporte de pai de Paulo Figueiredo, que não poderá ir ao casamento do filho

STF mantém retenção de passaporte de pai de Paulo Figueiredo, que não poderá ir ao casamento do filho

Publicidade
Spread the love

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino negou nesta sexta-feira (28) o pedido de Paulo Renato de Oliveira Figueiredo, 81 anos, para reaver o passaporte e viajar aos Estados Unidos, onde pretende assistir ao casamento do filho, o jornalista Paulo Figueiredo.

O documento está suspenso em razão de um processo de execução de dívidas. A defesa alegou situação humanitária, citando glaucoma avançado, cegueira em um dos olhos, histórico de infarto e de câncer, e afirmou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia rejeitado solicitação semelhante.

Publicidade

Ao manter a restrição, Dino destacou que não foram apresentados laudos médicos autorizando viagens longas, nem comprovantes de adoção de medidas para quitar as dívidas. Segundo o ministro, o parecer médico juntado aos autos descreve “estado de saúde debilitado, com limitações visuais e físicas significativas” e necessidade de “tratamento especializado urgente”, sem qualquer menção a deslocamento internacional.

O magistrado acrescentou que o mau uso de viagens aos Estados Unidos por pessoas que desejam driblar a Justiça brasileira “afronta a pátria”. O pedido não tem relação com as investigações que envolvem Paulo Figueiredo no STF, onde ele é citado pela Procuradoria-Geral da República no chamado núcleo 5 de uma denúncia ainda não analisada pela Primeira Turma.

No mesmo contexto, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) responde a ação penal por suposta coação no curso do processo, e o ministro Alexandre de Moraes ordenou prisão domiciliar e, depois, preventiva em regime fechado do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *