Home / Pelo Mundo / Sóstenes chama decisão de Moraes de “psicopatia em alto grau” por prender Bolsonaro no dia 22

Sóstenes chama decisão de Moraes de “psicopatia em alto grau” por prender Bolsonaro no dia 22

Publicidade
Spread the love

Brasília — O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), classificou como “psicopatia em alto grau” a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de decretar a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 22 de novembro, número que identifica o partido nas urnas.

Bolsonaro foi detido na manhã de sábado (22) após a Polícia Federal apontar risco de fuga e possível rompimento da tornozeleira eletrônica durante vigília organizada por apoiadores. Moraes mencionou, no despacho, a suspeita de que o ex-chefe do Executivo pretendia pedir abrigo na Embaixada dos Estados Unidos, situada a cerca de 13 quilômetros do condomínio onde ele reside, em Brasília.

Publicidade

Em entrevista publicada nesta segunda-feira (24) pela Folha de S.Paulo, Sóstenes afirmou que a prisão representa “a maior injustiça da história”. Mesmo condenado e agora preso, segundo o deputado, Bolsonaro continua sendo “o maior trunfo do PL” e terá poder para indicar o cabeça de chapa do partido nas eleições de 2026.

Apesar da defesa do ex-presidente, o parlamentar reconheceu que, entre siglas de centro e setores da direita, o nome mais competitivo no momento é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Possíveis vice-presidenciáveis citados são a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), a senadora Tereza Cristina (PP-MS) e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). Sóstenes também mencionou a hipótese de uma chapa formada por Tarcísio e o ex-ministro Ciro Gomes, recém-filiado ao PSDB.

A prisão de Bolsonaro e o término do prazo recursal no processo sobre a suposta tentativa de golpe de Estado devem, segundo líderes partidários, acelerar as negociações para uma candidatura de direita capaz de enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Pesquisas indicam Lula na liderança, mas com vantagem cada vez menor sobre nomes da oposição, entre eles Tarcísio, Michelle e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *