Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado na noite de quinta-feira, 4 de dezembro, cancelou a eleição do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO) que estava marcada para 12 de dezembro. O presidente da entidade, Elizeu Oliveira, que reassumiu o cargo após decisão da Justiça do Trabalho, assinou o documento.
Nova comissão
A portaria destituiu a comissão eleitoral designada pela então secretária-geral Kelismene da Silva Gomes e constituiu um novo grupo “independente e com lisura” para conduzir o pleito. A composição ficou assim definida:
- Danielle Félix Delmondes Figueiredo Lima – presidente (sindicalização nº 30776)
- Guilherme Alexandre Medeiros Borges – secretário (sindicalização nº 22682)
- Daurizan Souza Carvalho da Silva – secretária (sindicalização nº 30740)
- Antônio Gonçalves de Souza – suplente (sindicalização nº 31318)
- Israel Souza e Silva – suplente (sindicalização nº 29447)
- Telma Rejane Pinheiro – suplente (sindicalização nº 17661)
O novo colegiado elaborará um edital com prazos para inscrição de chapas, entrega de documentos e definição de datas de votação. A tendência é que a disputa ocorra depois do primeiro trimestre do próximo ano.
Decisão judicial e efeitos
De acordo com a portaria, a Justiça do Trabalho, no processo nº 0002373-48.2025.5.10.0802, anulou o afastamento de Elizeu Oliveira. Como consequência, foram considerados inválidos todos os atos da diretoria interina, incluindo a escolha da antiga comissão eleitoral.
Imagem: Atitude Tocantins
Sem prorrogação de mandato
O documento destaca que não haverá extensão de mandato, pois o mandato da atual diretoria expira somente em 31 de maio de 2026, permitindo a posse oportuna dos dirigentes que vierem a ser eleitos. A portaria também afirma que o novo calendário eleitoral ampliará prazos, garantindo divulgação e participação a todos os sindicalizados interessados.
Com informações de Atitude TO







