O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) publicou a Carta Convite nº 69/2025 para contratar empresa de engenharia e construção civil responsável por erguer o portal de acesso do Parque Estadual do Cantão (PEC), administrado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). As propostas devem ser enviadas exclusivamente pela plataforma de compras do Funbio até 23 de dezembro.
Detalhes do projeto
A obra prevê a construção de um portal e de uma guarita, totalizando 58,38 m² de área edificada, às margens da rodovia TO-080, no município de Caseara. O edital exige arquitetura sustentável, incluindo o fornecimento de todos os materiais, insumos, mão de obra e serviços complementares.
Visita técnica obrigatória
Empresas interessadas precisam participar de visita técnica em 11 de dezembro, às 14h, com ponto de encontro na Churrascaria e Pousada Gaúcha, em Caseara. Na ocasião, serão apresentadas a área de construção e as orientações operacionais do projeto.
Envio de propostas
Os documentos de habilitação e as propostas devem ser submetidos, até 23 de dezembro, pela Plataforma de Compras do Funbio (compras.cerebro.org.br). Empresas não cadastradas precisam realizar inscrição prévia no endereço indicado pelo edital.
Sobre o Parque Estadual do Cantão
Localizado a cerca de 250 km de Palmas, o PEC compõe um mosaico de áreas protegidas que inclui o Parque Nacional do Araguaia e a Terra Indígena do Parque Nacional do Araguaia, somando mais de dois milhões de hectares. A região é reconhecida pela diversidade de ecossistemas e pela importância na conservação da fauna e flora amazônicas.
Imagem: Atitude Tocantins
Financiamento via ARPA
O projeto é financiado pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e gerenciado pelo Funbio. Criado em 2002, o ARPA está na terceira fase de execução, com duração prevista até 2039, protegendo 120 unidades de conservação que totalizam 62,5 milhões de hectares na Amazônia brasileira.
Com informações de Atitude TO

