Home / Pelo Mundo / Rivalidade entre Alexandre Guimarães e Carlos Gaguim aquece disputa pelo Senado no Tocantins

Rivalidade entre Alexandre Guimarães e Carlos Gaguim aquece disputa pelo Senado no Tocantins

Publicidade
Spread the love

Gurupi (TO) – A três anos das eleições de 2026, a disputa pela única vaga do Tocantins no Senado já mobiliza lideranças estaduais. Durante encontro do MDB em Gurupi, o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) reafirmou que será candidato e rebateu críticas sobre suposta ligação com a família Barbalho, tradicional no Pará.

Em discurso no evento, realizado em formato de confraternização com churrasco ao ar livre, Guimarães anunciou a liberação de 128 moradias para o município. Segundo o parlamentar, o investimento foi garantido com apoio do ministro das Cidades, Jader Filho.

Publicidade

Conflito com Gaguim

A fala de Guimarães ocorre em meio a trocas de farpas com o deputado federal Carlos Gaguim (União Brasil), apontado como recordista de envio de emendas para Gurupi. Ambos buscam consolidar influência regional de olho no Senado.

Guimarães, de 39 anos, enfrenta questionamentos sobre a destinação de uma emenda de R$ 1,5 milhão anunciada há 18 meses para reforma do Estádio Resendão, que ainda não saiu do papel. O parlamentar também foi criticado por apoiar a candidatura de um irmão à Câmara dos Deputados e indicar outro irmão para a vice-prefeitura de Araguaína.

Nega ligação com Barbalho

Alvo de comentários sobre proximidade com o grupo político que comanda o Pará, o deputado afirmou que sua atuação é independente. Ele lembrou, porém, que já ocupou a vice-prefeitura de Novo Repartimento (PA) e presidiu associações comerciais na região.

Disputa se intensifica

Além das divergências com Gaguim, Guimarães tem se desentendido com o prefeito de Xambioá, Mayck Câmara. O deputado defende que recursos federais “são da população” e não devem servir a “projetos pessoais de gestores”.

Formado em Direito pela Universidade de Gurupi (UnirG), o emedebista reforçou a ligação com a cidade durante o encontro partidário. Do outro lado, Gaguim mantém agenda frequente no sul do estado e pretende usar o volume de emendas liberadas para construir sua candidatura.

A expectativa é de que, nos próximos meses, a pré-campanha de ambos se intensifique, reconfigurando alianças e ampliando o clima de disputa dentro e fora de seus partidos.

Com informações de Atitude TO

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *